sábado, 7 de novembro de 2009

Ainda sonhando com a Copa, Vagner Love estreia no Maracanã pelo Verdão


O Palmeiras faz neste domingo, contra o Palmeiras, mais um decisivo jogo na luta pelo título doCampeonato Brasileiro. A partida terá também um sabor especial para o atacante Vagner Love. Em crise com o gol, o jogador atuará pela primeira vez no estádio com a camisa alviverde, sonhando em brilhar no palco em que já se destacou com a seleção brasileira.

Em 17 de outubro de 2007, Love marcou um dos gols da vitória do Brasil sobre o Equador por 5 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, ele era a principal opção do técnico Dunga para o ataque, mas acabou perdendo espaço no grupo e sequer vem sendo convocado pelo treinador.

- Será uma grande emoção entrar no Maracanã vestindo a camisa do Palmeiras. Joguei lá apenas uma vez pela seleção e marquei um gol e espero que dessa vez eu possa voltar a brilhar vestindo a camisa do clube que me revelou – disse Love.

Bruno já pegou 12 pênaltis pelo Flamengo


Na natureza dos pênaltis, pode-se dizer que o cobrador leva grande vantagem na disputa com o goleiro. De um tempo pra cá, ela passou a ser ainda maior por conta das paradinhas. Mas quando quem vai cobrar se depara com Bruno, toda essa diferença é reduzida.

Os números do goleiro rubro-negro são de deixar qualquer batedor um pouco mais tenso ou preocupado na hora do duelo. Para se ter uma noção, nenhum rival conseguiu fazer valer a sua vantagem nas últimas quatro vezes em que o Flamengo cometeu um pênalti. Bruno defendeu três cobranças e Vágner Love mandou a bola para fora no jogo contra o Palmeiras.

Há quatro temporadas na Gávea, o goleiro já defendeu 12 penalidades. Seis delas foram no decorrer dos jogos, como as duas contra o Santos, perdidas por Paulo Henrique, no último dia 31. A outra metade foi em disputas de jogos decisivos, como nas finais do Carioca de 2007 e 2009, em que o Flamengo sagrou-se campeão sobre o Botafogo.

As explicações para esse aproveitamento estão na ponta da língua do camisa 1 rubro-negro: as importantes dicas do preparador de goleiros Roberto Barbosa, muito trabalho e um físico que colabora.

- Roberto sempre conversou comigo, ele me cobra e dá dicas muito importantes. Ele está sempre ao meu lado. Também tenho um biotipo que ajuda. Mesmo tendo altura, eu sou um goleiro rapidinho. É legal ter esse reconhecimento, pois é o resultado do nosso trabalho – conta o goleiro, que tem 1,90m.

Curiosamente, a sua estreia pelo Flamengo foi marcada por cobranças de pênaltis. Em jogo contra o Internacional, , pelo Brasileiro de 2006, o time foi derrotado por 2 a 1, sendo que os dois gols sofridos foram dessa maneira.

- Lembro bem desse jogo. Foram dois gols do Fernandão. Mas no segundo pênalti eu quase cheguei na bola – relembra Bruno.

De lá pra cá, a história mudou. Quando a sua competência não ajudou, a sorte esteve presente. Os cobradores mandaram a bola pra fora quatro vezes contra ele, desde que chegou à Gávea. Depois de viver a fase do goleiro artilheiro (foram três gols pelo Flamengo), agora ele curte a fama de bom pegador de pênaltis, como os goleiros que lhe serviram de inspiração.

- É bom passar a ser reconhecido por essa característica. Goleiros excelentes também foram reconhecidos assim. Taffarel pegou muito pênalti importante, inclusive em jogos decisivos de Copa do Mundo. O próprio Dida também tinha essa qualidade. Eles são bons exemplos e me orgulho de começar a fazer parte desse grupo – disse Bruno.