sábado, 3 de outubro de 2009

NÃO FOI DESTA VEZ: Copa do Mundo de 2010 deu a chance para a mudança do calendário brasileiro, mas a CBF...

A CBF divulgou na quinta-feira a manutenção de um velho hábito: paralisar os torneios nacionais por causa da Copa do Mundo. Como já havia acontecido na Copa da Alemanha, em 2006, ano que vem assistiremos ao Campeonato Brasileiro, de novo, em duas etapas.

- O planejamento das equipes será completamente diferente. Terão de ser feitas, praticamente, duas pré-temporadas. Sem contar que foi mais uma oportunidade que perdemos de , enfim, nos adequarmos ao calendário europeu. No primeiro semestre poderiam ficar só os estaduais e a Copa do Brasil e no segundo o início do Brasileiro. Assim, começaríamos a ficar mais perto das datas que já são praticadas na Europa - opinou Geninho, técnico do Náutico.


COMO SERÁ O CALENDÁRIO 2010

Copa do Brasil - Começa: 10 de fevereiro / Termina: 4 de agosto
A competição começa em fevereiro e para em maio. Retorna para as finais em julho e apenas termina em agosto.

Brasileirão Série A - Começa: 9 de maio / Termina: 5 de dezembro
A paralisação do Braileiro vai de 6 de junho a 14 de julho, com menos de um mês para as primeiras rodadas.

Brasileirão Série B - Começa: 8 de maio / Termina: 28 de novembro
A Segundona seguirá praticamente o mesmo caminho da Série A. A paralisação vai de 5 de junho até o dia 13 de julho.

Copa do Mundo - Começa: 11 de junho / Termina: 11 de julho
Durante o período da competição na África do Sul, todos os campeonatos estarão suspensos.

Andrade descarta saída para o exterior


Bastaram cinco jogos de invencibilidade e ascensão da equipe na tabela para Andrade deixar de ser contestado e passar a ser sondado. Ontem, o treinador rubro-negro confirmou que foi procurado por pessoas ligadas ao futebol do mundo árabe. Mas, por enquanto, a idéia de Andrade é a de retribuir o carinho de quem tanto confiou nele.

- Houve sondagem, não vou descartar para o futuro, mas fica mesmo para depois. No momento, estou focado no Flamengo. Recebi um voto de confiança da diretoria e não há possibilidade de sair agora. Meu pensamento é classificar o time para a Libertadores e treinar o Flamengo nesta competição - afirmou Andrade.

A CHAPA ESQUENTOU: Na véspera do clássico, Adriano critica Cuca e rebate as alfinetadas de Digão


Semana de Fla-Flu sempre tem uma atmosfera diferente. E dessa vez não foi diferente. A dois dias do clássico, que promete lotar o Maracanã, o principal nome do rubro-negro decidiu falar. Sem papas na língua, Adriano não poupou Cuca, ex-técnico do Flamengo e que dirige o tricolor atualmente.

O Imperador alegou que Cuca antecipou um dos treinamentos para expor ao público o seu atraso.

- Cuca adiantou o início de um treino de campo para mostrar que eu estava atrasado. Se fosse um treinador de verdade, teria de me resguardar. Mas não tenho nada contra ele. Foi desnecessário porque o treinador deve manter as coisas dentro do grupo e não expor seus jogadores assim - disse.

Não foi apenas Cuca o único calo que incomodou Adriano. O Imperador soube da declaração do zagueiro Digão, do Fluminense, que alfinetou o atacante rubro-negro após a partida entre Fluminense e Alianza. Ao ser perguntado sobre Adriano, Digão afirmou que "tem o Imperador, mas eu sou o Digão". E o camisa 10 da Gávea não gostou nem um pouco ao saber da provocação.

- Até torço para que ele não sinta a pressão e faça o seu jogo. Mas vi o que ele falou. Não pode um jogador começar agora e já sair dizendo algo assim. Tem que saber respeitar, assim como eu soube - disse Adriano.

Com toda sua bagagem vitoriosa no currículo, e aos 27 anos, Adriano não entendeu o porque de ser provocado por uma jovem revelação do Fluminense. Mas soube debochar da mesma maneira.

- Já enfrentei tantos zagueiros e depois desse jogo nunca mais vou lembrar o nome dele - alfinetou o artilheiro rubro-negro.

Contra o Fluminense, aliás, Adriano tentará amanhã dar fim a um leve incômodo diante do rival. Em Fla-Flus como profissional, o jogador nunca balançou a rede rival. Na Copa Libertadores de 2008, deixou sua marca duas vezes no confronto contra o Flu, mas acabou eliminado. Talvez com tantas provocações como combustível o Imperador estufe a rede tricolor e ria por último com a torcida do Fla.

Geraldinos de Flamengo e Fluminense preparados para o último clássico no estádio até 2013


Para muitos jogadores, o Fla-Flu de amanhã pode ser o seu último clássico no Maracanã. Mas não serão somente eles que estarão com o sentimento de nostalgia. A princípio, o estádio será fechado no fim do ano para as obras visando à Copa do Mundo de 2014 e só será reaberto em 2013. E muitos torcedores vão ficar órfãos por este período, em especial os famosos geraldinos.

Amigos dos tempos da geral, o rubro-negro Marcelo Nuba, mais conhecido como Anjinho, que começou a se fantasiar assim em um jogo entre os dois clubes, e o tricolor Desirée Rogério, que chegou a não ir ao seu própio casamento, marcado para o mesmo dia do clássico, preferem continuar chamando o espaço pelo antigo nome, e não de cadeiras de campo. Mas mesmo com muita irreverência, eles não deixam de mostrar certa decepção por saberem que ficarão longe de "casa" por três anos.

- Vamos sentir mais, pois o geraldino é aquele torcedor que mais participa. Sem o Maracanã vamos ser seres mortais. Essa grandiosidade que nós fazemos na geral vai perder 99% da graça. Pode ter Fla-Flu em qualquer lugar, mas é como se fosse uma comida gostosa: o Maracanã tem todos os ingredientes para dar um gosto especial. Já está dando saudade - afirmou Desirée.

Mesmo sabendo da importância da reforma do estádio, Anjinho vai sentir falta de seu espaço cativo:

- Toda minha história no futebol começou aqui. Para nós, vai ser bem complicado, pois o Maracanã é nossa casa e vamos nos sentir neutros em outro estádio - lamentou Anjinho, que fez um pedido. - Fazemos parte da história do Maracanã e deveria ter um espaço dedicado a nós. Poderiam aproveitar essa obra para fazer um museu sobre os geraldinos.

Na despedida, um recado de esperança entre amigos:

- Te vejo daqui a três anos!