sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Com elenco experiente em rebaixamento, Fluminense se aproxima do abismo

Se fosse um filme, o nome “Eu sei o que vocês fizeram nos Brasileirões passados” cairia como uma luva, mas com roteiro e final nada agradáveis para os “atores”, que revivem nas Laranjeiras histórias dignas de terror. Em situação desesperadora para se livrar do rebaixamento, oFluminense busca força para realizar um milagre nas últimas rodadas do Brasileirão. Milagre esse que não se fez presente para 10 jogadores do elenco tricolor, que já sentiram o gosto amargo de ser rebaixado.

Rafael, Mariano, Paulo César, Ruy, Adeílson, Marquinho, Diogo, Roni, Leandro Amaral e Ricardo Berna têm o que Kieza definiu como mancha em seus currículos, mas ainda assim nove deles foram vistos como soluções pela diretoria tricolor e contratados para a atual temporada. A exceção é Ricardo Berna. O “desfalque”, no entanto, é substituído por Leandro Bomfim, também ex-rebaixado, mas que acabou dispensado após início de ano decepcionante.

Da lista, apenas Rafael é titular absoluto da equipe de Cuca. Terceiro reserva no início da temporada, ele superou Berna e Fernando Henrique para ser um dos destaques de uma equipe cada vez mais próxima do rebaixamento.

Se para muitos o rebaixamento por si só pode ser visto como uma coincidência nada agradável, para dois jogadores em especial a passagem pelo Fluminense remete a lembranças ainda mais negativas. Juntos, Paulo César e Roni viveram o drama da queda para a Série B no Tricolor em 1997 e tentam fazer do passado uma lição contra o momento atual.

- O que dá para trazer é a experiência do que a gente já passou. Procuro conversar com todo mundo para não abandonar o campeonato e lutar até o fim – disse Paulo César durante o período de treinos em Mangaratiba, há cerca de um mês.

Também reserva, Roni foi ainda mais longe: caiu em 1998 para a Terceira Divisão. Entretanto, aposta na qualidade do elenco atual para evitar o “tri”.

- Já passei por momentos piores que esse aqui no clube e com muito trabalho voltamos a sorrir. O elenco atual tem mais qualidade, e o clube é mais equilibrado – garantiu ao voltar a vestir a camisa tricolor.

Sina ainda maior é a de Adeílson. Com apenas 24 anos, o atacante pode cair de divisão pela quinta vez na carreira. Com a camisa do Guarani, em 2006, os rebaixamentos foram para a Segundona do Paulistão e para a Série C do Brasileirão, enquanto pelo Ipatinga, em 2008, deixou a elite também nos campeonatos em âmbito estadual e nacional.

Apesar das decepções, o atacante conseguiu identificar pontos positivos nos momentos complicados.

- Apesar da situação difícil que vivi no Ipatinga, consegui fazer dez gols no Brasileirão.

Rebaixamento dos jogadores do Flu no passado:


JogadorClube
Rafael(Vasco em 2008)
Mariano(Participou da campanha do Ipatinga em 2008)
Paulo César(Fluminense em 1997)
Ruy(América-MG em 2001)
Adeílson(Guarani em 2006 da B para C e Ipatinga em 2008)
Marquinho(Figueirense em 2008)
Diogo(Figueirense em 2008)
Roni(Fluminense 97 e em 98 da B para C)
Leandro Amaral(Vasco em 2008)
Ricardo Berna(América-MG em 2001)
Leandro Bonfim - já dispensado(Vasco em 2008)

Petkovic se diz em excelente fase e a atribui à ascensão do Flamengo no Brasileiro


O Flamengo precisa de Petkovic. A frase anterior foi motivo de deboche em maio, quando o contrataram à revelia do técnico Cuca e do antigo departamento de futebol. Mas o tempo e as oportunidades dadas por Andrade mostraram que, de fato, o apoiador é fundamental para o Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro. Isso tudo aos 37 anos.

Na última rodada, contra o Vitória, Pet teve um ótimo primeiro tempo. Fez um gol de falta e criou outras jogadas de perigo. O ritmo diminuiu um pouco na etapa final, mas não o impediu de sair de campo como um dos grandes destaques do Flamengo, ao lado de Zé Roberto.

- O meu momento é excelente. Mas isso acontece graças à ajuda dos outros jogadores. Nosso time cresceu muito de produção e o esquema do Andrade encaixou perfeitamente – disse o estrangeiro.

Até a efetivação de Andrade, o sérvio jogara poucos minutos sob o comando de Cuca. Pensou-se que ficaria “encostado” na Gávea até o fim do contrato, em maio de 2010. Mas quando teve a chance na equipe titular não decepcionou.

- Talento não tem idade. E o Pet mostrou isso – disse Andrade.

Só recorde da carreira salva meta de 30 gols de Ronaldo com a camisa do Corinthians


Ronaldo estabeleceu uma meta de 30 gols para esta temporada no Corinthians. O atacante até caminhava bem rumo ao objetivo, mas uma fratura na mão esquerda atrapalhou os seus planos. Depois de ter ficado fora por dez rodadas e ainda ter sido poupado do último jogo, contra o Fluminense, o craque precisará ser mais fenomenal do que nunca para ter êxito. Só um recorde dará ao camisa 9 essa alegria.

Nos próximos dez jogos do Brasileirão, o Fenômeno terá de atingir uma média de 1,2 gol por partida. Sua melhor média na carreira foi no Cruzeiro, quando fez 57 gols em 59 jogos, alcançando 0,96 por duelo. A pior média de sua trajetória foi no Milan, onde ele balançou as redes nove vezes em 20 confrontos (0,45). No Timão até agora, o atacante fez 18 gols em 30 jogos, 0,6 por disputa.

Só que assim como foi poupado do último duelo, até o fim de 2009 o Fenômeno ainda pode ficar fora de outros confrontos. Até porque também está pendurado com dois cartões amarelos. Nesse momento, qualquer ausência vai complicar ainda mais os planos do craque. De qualquer maneira, os gols já marcados foram fundamentais para o Corinthians, principalmente os anotados nas finais do Paulistão e da Copa do Brasil.

O primeiro semestre, aliás, foi incrível para Ronaldo, como ele mesmo costuma dizer. Dos 18 gols marcados com a camisa do Corinthians, 11 foram feitos até a decisão da Copa do Brasil. Mas foi no começo do segundo semestre que o camisa 9 teve sua melhor sequência, ao fazer seis gols em quatro jogos. Em um deles, por sinal, contra o Fluminense, ele balançou as redes três vezes.

Para a maioria dos atacantes isso até seria uma marca incomum, mas não para o Fenômeno. Desde que se tornou profissional, no Cruzeiro, Ronaldo fez três ou mais gols em uma mesma partida 24 vezes. O único clube em que ele não conseguiu esse feito foi no Milan, em um dos piores momentos de carreira.

HISTÓRICO DE GOLS DE RONALDO
CLUBEJOGOSGOLSMÉDIA
Cruzeiro 59 57 0,96
PSV71660,92
Barcelona51480,94
Inter de Milão114690,60
Real Madrid1941180,60
Milan2090,45
Seleção brasileira104670,64
Corinthians30180,60