sexta-feira, 18 de dezembro de 2009



Por Rafael Gomes, administrador e editor do Opina Blog.




"O nosso entre
vistado hoje é o Rafael Oliveira, Comentarista da TV Esporte Interativo, uma emissora quem vem crescendo cada vez mais.

Desde já agradeço a ele por ter me concedido esta entrevista e por ter sido tão atencioso comigo."




Opina Blog: Rafael, quantos anos você tem e em que cidade você nasceu?

Rafael Oliveira: Tenho 21 anos e nasci no Rio de Janeiro.



Opina Blog: Você sempre teve a intenção de ser comentarista? De onde surgiu a vontade de seguir essa profissão?

Rafael Oliveira: Nunca imaginei que seria comentarista. Resolvi fazer jornalismo na última hora, quando precisava decidir o curso que tentaria no vestibular. A escolha foi porque eu era viciado em esportes e pensei que seria muito melhor tentar trabalhar com algo que eu realmente gosto. Mas não passava pela minha cabeça aparecer na televisão. Comentar foi uma surpresa até para mim.



Opina Blog: Você já exerceu outras profissões ou esta é a sua primeira?

Rafael Oliveira: É a primeira.



Opina Blog: Como é a sua relação com os demais funcionários da emissora?

Rafael Oliveira: O clima na TV é excelente. Todo mundo se dá muito bem. Não tenho absolutamente nada para reclamar de ninguém por lá.



Opina Blog: Uma característica muito interessante de todos que comentam jogos ou participam dos programas da TV Esporte Interativo é a naturalidade de falar sobre os diversos assuntos, isso é “combinado”, ou vocês são espontâneos mesmo?

Rafael Oliveira: É tudo natural mesmo. Não tem nada armado. Todo mundo se sente muito bem para falar nos programas como se estivesse conversando na redação.



Opina Blog: Qual é a sua trajetória na emissora?

Rafael Oliveira: Comecei em janeiro de 2007, alguns dias antes da estréia da TV. Entrei como produtor dos jogos e fiz a função durante alguns meses. Logo em março, surgiu a oportunidade de comentar uma partida, ainda como teste. Convencido pelo pessoal acabei aceitando e fiz. Gostei, recebi outras chances e acabei ficando de vez.



Opina Blog: Você tem ambições na carreira?

Rafael Oliveira: Acho que todo mundo tem várias... Sem dúvidas, gostaria muito de viajar e cobrir Copa do Mundo e Olimpíada, por exemplo... Seria uma experiência fantástica, que pretendo ter um dia.



Opina Blog: Já aconteceu alguma coisa inusitada quando você estava trabalhando?

Rafael Oliveira: Várias! Principalmente com a espontaneidade de todo mundo na TV. Difícil é lembrar os casos. Acho que os mais engraçados são os sustos com pequenos problemas de cenário, no estúdio e coisas do tipo.



Opina Blog: Além de comentarista o que mais você faz na TV Esporte Interativo?

Rafael Oliveira: O blog do futebol inglês no portal e a coluna sobre o mesmo assunto no “Jornal Campeão”!



Opina Blog: De todos os funcionários da emissora com quem você possui mais “afinidade”?

Rafael Oliveira: É difícil responder, porque seria um pouco injusto. Com cada pessoa é de um jeito diferente, mas com certeza todos são “gente boa”. Isso sem falar de todo o pessoal que está lá todo o dia, mas não aparece na tela.



Opina Blog: Agora mudando de assunto, para qual clube você torce no Brasil, e no melhor futebol do mundo?

Rafael Oliveira: Fluminense e Real Madrid.



Opina Blog: Como você vê a situação dos clubes brasileiros, se comparados aos clubes europeus?

Rafael Oliveira: Não tem como comparar economicamente. São realidades diferentes. Mas, nos últimos anos, com os pontos corridos, os clubes perceberam a necessidade de fazer um planejamento melhor, buscando soluções para alguns problemas.



Opina Blog: O Campeonato Brasileiro é realmente o mais disputado do mundo como a maioria diz?

Rafael Oliveira: É... O que não significa que seja o melhor tecnicamente. Aliás, está longe disso. Mas quanto à emoção, é um campeonato espetacular. Até porque o Brasil tem a particularidade de possuir vários clubes grandes, ao contrário dos países europeus. Eu até tenho uma teoria polêmica em relação a isso, mas de qualquer forma, são muitos grandes sim. Para mim, o país só tem tantos grandes por causa dos estaduais. Se existisse a cultura dos pontos corridos desde que o futebol começou no Brasil, sem estaduais, talvez não tivesse tantos clubes de massa. Mas com tantos regionais, são sempre vários campeões, o que gera a impressão de que cada estado tem alguns gigantes, os que sempre disputam o título.



Opina Blog: Como você analisa esse “início” de Campeonato Inglês?

Rafael Oliveira: Bom e sem grandes surpresas. Chelsea e Manchester United são os mais fortes. E a briga pela Liga da Europa será muito boa, com times como Tottenham, Aston Villa e Sunderland fortalecidos. Pena que Everton e West Ham estão decepcionando, pois foram bem na temporada passada e poderiam estar por lá também. Liverpool, Arsenal e Manchester City têm ótimos times, mas falta um “algo mais” para brigarem pelo título. Por isso, devem realmente disputar as duas vagas para a Champions League.



Opina Blog: Estou reparando que o Liverpool não está apresentando a mesma força das últimas temporadas, tanto no Campeonato Inglês, quanto na Champions League. Como você vê esse assunto?

Rafael Oliveira: O Liverpool perdeu uma peça fundamental, que era o Xabi Alonso. Sem o espanhol, as chances de título inglês caíram demais (já não eram tão grandes assim). O time perde a consistência do meio campo, o cara que distribuía e organizava tudo por ali, dando liberdade para Gerrard criar e fazer a diferença mais na frente. Agora, o maior problema é a sucessão de problemas físicos com a dupla Gerrard e Torres. São dois dos melhores jogadores do mundo, mas se não atuam, o Liverpool perde demais. Com eles em forma, o time teria chances de fazer uma campanha bem melhor na Champions League.



Opina Blog: O Manchester City vem fazendo um ótimo início de temporada, é pura sorte ou já era esperada a mudança no time?

Rafael Oliveira: Esperado. Eles contrataram muito bem e montaram um elenco de qualidade, com boas opções para quase todas as posições. Só que continuo com a opinião de antes do início, de que esta não será a temporada para brigar por título. O City precisa se transformar em grande aos poucos. Não adianta pensar que vai ter o peso do Chelsea de um dia para o outro. Mas o projeto é bom e a mentalidade já parece bem diferente daquela inicial, quando acharam que o Robinho resolveria tudo sozinho.



Opina Blog: Falando agora de Campeonato Italiano, Leonardo técnico e Milan, fizeram uma boa combinação?

Rafael Oliveira: É muito cedo para falar da carreira de Leonardo como treinador. Mas ficou claro que ele tem o apoio da diretoria e o melhor: soube contornar um dos piores momentos do clube nos últimos anos. Nas últimas semanas, a recuperação foi muito boa e o time parece ter se encontrado, com uma boa arrancada. Não está entre os favoritos, até porque não parece ter tanta força para isso. Mas pode fazer uma campanha digna na Champions League.



Opina Blog: A Internazionale caminha para mais um caneco, ou alguma equipe pode atrapalhar os planos de José Mourinho?

Rafael Oliveira: Não vejo ninguém tirando o título da Inter. O time não convence nos jogos tidos como os mais fáceis, mas é eficiente. A característica é a mesma dos tempos de Roberto Mancini. A Juventus é quem pode tirar o caneco de lá, mas não mostra regularidade suficiente.



Opina Blog: Para você o Real Madrid se tornou “a melhor equipe do mundo”?

Rafael Oliveira: Está bem longe disso. Pode ter um dos melhores elencos do mundo, mas dentro de campo ainda não tem um time montado. Sofreu muito com as lesões e as crises surgem com uma facilidade incrível lá em Madrid. Já era um trabalho difícil para o Pellegrini, e parece ficar cada vez mais.



Opina Blog: Agora falando de Copa do Mundo 2010. Você vê o Brasil como favorito ao título? No seu ponto de vista quem pode tirar o hexa de nós?

Rafael Oliveira: É o favorito, mas outras seleções são fortes. A Espanha é a que apresenta o melhor futebol e tem uma excelente base, mas luta contra a eterna fama de amarelona. Inglaterra e Alemanha também têm times bem competitivos e com muita qualidade.



Opina Blog: Foi bom ou não foi ver a Argentina sofrer para ir à Copa?

Rafael Oliveira: Eu não torço contra a Argentina. Não tenho nada contra. Aliás, muito pelo contrário. Gosto do futebol argentino e normalmente torço para que todos os times mais fortes estejam na Copa.



Opina Blog: Se a convocação para a Copa fosse hoje, você arriscaria dizer quem o Dunga convocaria?

Rafael Oliveira: Boa parte da base já está definida, mas alguns poucos nomes ainda devem surgir nos meses restantes. Uma coisa é certa: para desespero de muitos, o Gilberto Silva estará lá (não que eu ache isso um problema).



Opina Blog: Agora dê uma dica para quem quer seguir a carreira de comentarista esportivo:

Rafael Oliveira: Acho que acima de tudo, a pessoa tem que gostar do que faz. Isso é o mais importante. Se você realmente gosta do assunto e tem vontade de trabalhar com isso, acredite e leve adiante, pois é certeza que terá muito mais facilidade para exercer a profissão, já que fará algo que o interessa e, portanto, provavelmente será menos estressante e cansativo.



Opina Blog: Para encerrar, muito obrigado mais uma vez pela sua atenção ao me ceder esta entrevista e boa sorte nesta sua brilhante carreira, mande um recado para todos que admiram seu trabalho, e para todos que acompanham o Opina Blog:

Rafael Oliveira: Valeu! Obrigado pelo convite e um abraço para todos que acompanham o Blog.