terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Certo com Timão, Roberto Carlos diz: 'Se o Real me chamar, vou agora mesmo'


Grande reforço do Corinthians até o momento para a Libertadores 2010, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, mais uma vez, falou em voltar ao Real Madrid-ESP. Restando apenas nove dias para regressar ao Brasil e possivelmente assinar contrato com o Timão, o jogador disse que aceitaria um convite do clube espanhol, que perdeu o zagueiro Pepe, machucado, e procura um substituto.

- Se o Real me chamar, vou agora mesmo. Seria o homem mais feliz do mundo. Desde que saí do Madrid não tive nenhuma lesão – afirmou o lateral, em entrevista ao jornal espanhol Marca.

Roberto Carlos, aliás, já fala até em ajudar a equipe a conquistar mais uma Liga dos Campeões. O Real é o maior vencedor da história da competição, com nove títulos, dois a mais que o Milan-ITA.

- Faltam sete partidas para ganhar a décima (Liga) e eu estou preparado para assumir esse desafio se tiver essa oportunidade – acrescentou.

O nome de Roberto Carlos voltou a ser cogitado no Santiago Bernabéu depois que o zagueiro português Pepe sofreu uma lesão no joelho direito e ficará afastado dos gramados por cerca de seis meses.

Esta, aliás, não é a primeira vez que Roberto Carlos se oferece a retornar ao clube. Em setembro, o jogador já havia dito que atuaria seis meses gratuitamente em nome do amor pela equipe que defendeu por 11 temporadas.

Enquanto isso, o Corinthians aguarda pela chegada dele ao Brasil, prevista para o dia 24 de dezembro. Roberto Carlos tem tudo apalavrado com o time, restando apenas a assinatura do contrato.

Principal estádio da Copa do Mundo será inaugurado no dia 3 de março


O Soccer City, o principal estádio da Copa do Mundo de 2010, será inaugurado oficialmente no dia 3 de março, com uma partida entre a seleção da África do Sul e outra equipe africana ainda a ser determinada.

- Será uma das seleções africanas classificadas para disputar o Mundial - disse Sibongile Mazibuko, diretora do Mundial de 2010 para a cidade de Johanesburgo, que não precisou qual será a equipe escolhida: Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Nigéria ou Gana.

O estádio será terminado definitivamente no final de dezembro ou início de janeiro e, segundo Mazibuko, já está programada uma série de atividades para testar as instalações antes da inauguração oficial.

Situado no bairro de Soweto, o Soccer City, em Joanesburgo, é o estádio que receberá mais jogos durante o torneio, entre eles o inaugural, envolvendo África do Sul e México, e a final, que será disputada em 11 de julho.

O Soccer City tem capacidade para 94,5 mil espectadores, o que faz do estádio um dos maiores do planeta, mas, por imposição da Fifa, não será permitido o acesso de mais de 87 mil durante o torneio.

Diretoria do Vasco quer anunciar dois atacantes até quinta-feira

A diretoria do Vasco espera acertar a contratação de dois atacantes antes do recesso no clube, que se inicia na sexta-feira. Reinaldo, que não vai ficar no Botafogo, Rafael Sobis, do Al Jazeera, dos Emirados Árabes, e Dodô, que precisa ter o nome aprovado pelo técnico Vagner Mancini, estão na lista dos pretendidos pela cúpula do futebol.

Além dos dois, a diretoria vai apresentar até a próxima quarta-feira o seu segundo nome para o ataque. Trata-se de Rafael Coelho, artilheiro do Figueirense na Série B do Campeonato Brasileiro. O clube já acertou com Geovane Maranhão, destaque do Artsul na Segunda Divisão do Campeonato Carioca.

Até o momento, o Vasco já anunciou de forma oficial a contratação de sete reforços. São eles: o zagueiro Gustavo, do Cruzeiro, os volantes Léo Gago, do Avaí, e Jumar, do Palmeiras, os laterais Elder Granja, do Sport, e Márcio Careca, do Barueri, o meia Caíque, do Guarani, e o atacante Geovane Maranhão, do Artsul.

Silas diz que 'seria uma alegria' contar com Marquinhos no Grêmio

Ex-técnico do Avaí e recém-contratado pelo Grêmio, Silas participou do programa Arena SporTV, da última segunda-feira, onde comentou sobre alguns atletas do Leão que podem acompanhá-lo no clube gaúcho. Apesar de o treinador não confirmar, o volante Ferdinando é um que já está fechado com o Tricolor.


Outro jogador azurra que interessaria ao Grêmio é o meia Marquinhos, atleta que era de confiança de Silas no Leão. O técnico tentou desconversar sobre a possível negociação, mas rasgou elogios ao capitão do Avaí:

- O Marquinhos, se não ficar no Avaí, gostaria que tivesse toda a felicidade do mundo, no clube que for. Quando cheguei aqui (no Avaí), eu disse que o Marquinhos ia ser o messias que levaria o Avaí para a Terra Prometida. Tiraram muito sarro dele depois, os jogadores, com essa história. E ele foi o grande capitão que nós tivemos aqui. No primeiro ano foi o Batista, que está no Botafogo, e no segundo ano foi o Marquinhos. É um cara que já fico mal só de falar dele, porque desejo e ele merece o melhor. Se for no Grêmio, puxa vida, vai ser uma alegria. Se for em outro lugar, vou estar torcendo por ele aonde ele for. Mas não confirmo não, não posso. Gostaria de poder dizer aqui que o Marquinhos vai estar lá comigo, mas não posso

Dos atletas que formaram o elenco do Avaí em 2009, ao menos três já tiveram suas saídas confirmadas: o zagueiro Augusto irá para o Goiás, o goleiro Eduardo Martini acertou com a Ponte Preta e o volante Léo Gago já foi apresentado pelo Vasco. Outros que podem deixar a Ressacada em breve são: o lateral Eltinho (interessa ao Santos), o meia-atacante Muriqui (Grêmio, Palmeiras e Sporting estão de olho), o atacante William (também pode ir para o Grêmio) e o já mencionado volante Ferdinando, que deve ser confirmado na nova equipe de Silas.

Segundo Marcos Braz, Imperador não é 'problema', e meia Zé Roberto preocupa

As comemorações pela conquista do hexacampeonato brasileiro ainda não acabaram, mas o clima no Flamengo não é só de festa. Com a definição da nova diretoria para o triênio 2010/11/12 - Patrícia Amorim, presidente recém-eleita, ainda teve a sua posse antecipada do dia 5 de janeiro para 21 de dezembro - começaram também as negociações para renovar o contrato de jogadores considerados importantes.

Segundo o vice de futebol, Marcos Braz, a prioridade é renovar com os atletas que têm vínculo até 31 de dezembro, como Ronaldo Angelim, Éverton e Zé Roberto. A situação deste último, aliás, é a mais complicada.

- Acho que conseguiremos manter a base do time, mas a situação do Zé Roberto é a que mais preocupa. Ele está emprestado, e os alemães não têm o menor interesse de emprestá-lo de novo, já que ele só tem mais um ano de contrato (com o Schalke 04) e está com 29 anos - disse Braz, que começará a tratar do assunto nesta terça-feira. - Vou sentar com os representantes do jogador e ver o que dá para fazer.

O fato de o dirigente revelar que a renovação do meia é a mais difícil pode, por outro lado, representar um alívio para a torcida rubro-negra. Afinal, parece mesmo que não será uma dor de cabeça manter Adriano na Gávea, ao menos para a disputa da Taça Libertadores.

- O Adriano hoje é um atacante que joga onde quer, tem mercado em qualquer lugar - garante o vice de futebol, associando o bom momento do Imperador ao seu desejo de não sair do Flamengo. - Ele tem contrato até maio, e tudo depende da vontade dele. E já disse para mim que quer ficar.

Quem não preocupa, de acordo com o dirigente, é o volante Aírton, que tem mais quatro anos de contrato - "O Flamengo não recebeu nenhuma proposta oficial, apenas sondagens de terceiros. Ele não sai". Por outro lado, uma negociação promete se arrastar por mais alguns dias: a do técnico Andrade. O comandante teve oficializada a proposta do clube, de 120% de aumento, mas o valor está abaixo daquilo que deseja. Mais da metade do que o Rubro-Negro pretende pagar.


- Não tenho prazo para resolver isso, mas é importante que seja o mais rápido possivel para os dois lados, também por causa do planejamento do clube. O teto (salarial do clube) será o bom senso. Sempre usei isso e não vou deixar de usar. A valorização do treinador é diferente do que o Flamengo consegue pagar. Entendemos que ele é um técnico que agora está no mercado, mas acho que teremos um final feliz - acredita Braz, diante de uma "proposta acessível, que dá para o Flamengo honrar".

Próximo de Muriqui, Palmeiras negocia com Marquinhos, outro do Avaí

Surpresa do último Campeonato Brasileiro, o Avaí deve perder dois de seus principais jogadores para o Palmeiras em 2010. Além de Muriqui, o Verdão negocia com o também meia Marquinhos, um dos líderes do elenco do time de Santa Catarina. A própria diretoria do clube paulista admite o interesse no atleta.

- O Toninho Cecílio fez contato para saber a situação do Marquinhos com o Avaí. É um nome que vem sendo analisado, mas ainda não temos uma definição – afirmou o vice-presidente de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo.

Marquinhos está vinculado ao Leão catarinense até o dia 31 de dezembro. Apesar de poder contratá-lo gratuitamente, o Palmeiras tem a concorrência do Grêmio, que agora será dirigido pelo técnico Silas, ex-Avaí.

O armador é uma das primeiras opções do Palmeiras para ocupar o lugar de Cleiton Xavier e Diego Souza, jogadores que estão em alta e devem receber propostas de clubes europeus nas próximas semanas. Contra a
vinda do meia pesa as apagadas passagens pelo rival São Paulo, em 2004, e pelo Flamengo, em 2002.

O Palmeiras também deve acertar com outro jogador do Avaí, Muriqui. O meia pertence à Traffic, parceira do Verdão, e tem grandes chances de ser repassado ao clube. Santos e Sporting são outros interessados no jogador.

- O Muriqui está próximo. Faltam detalhes. O parceiro tem participação nos direitos, e isso ajuda – completou Cipullo.

No Corinthians, Tcheco vai realizar sonho de atuar ao lado do craque Ronaldo


Servir Ronaldo. Essa será uma das funções de Tcheco no Corinthians. E o meia está bastante empolgado com essa oportunidade de jogar ao lado do Fenômeno. Não só por poder ajudá-lo a marcar gols, mas também pela chance que terá de figurar no mesmo time que o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

- É um jogador que tem uma história muito bonita de superação. Já tive o privilégio de jogar contra e também não deixo de realizar um sonho de atuar ao lado de um atleta que faz parte da história do esporte mundial – declarou o novo armador do Timão.

Tcheco acertou um contrato de um ano com a equipe do Parque São Jorge. Aos 33 anos, ele tem boa experiência na Taça Libertadores da América, principal objetivo da equipe em 2010. Disputou duas pelo Grêmio, sendo vice-campeão em 2007 e parando nas semifinais em 2009, e outra pelo Santos, indo até as quartas de final.

- Procuro me preocupar às vezes com a marcação e fazer minha função, que é armar e organizar a equipe quando a coisa está feia – finalizou o meia.

A delegação corintiana se reapresenta para a pré-temporada no dia 4 de janeiro, quando apresentará mais alguns reforços e iniciará a bateria de exames com o elenco. No dia 6, a delegação parte para Itu, no interior de São Paulo.