sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Com elenco experiente em rebaixamento, Fluminense se aproxima do abismo

Se fosse um filme, o nome “Eu sei o que vocês fizeram nos Brasileirões passados” cairia como uma luva, mas com roteiro e final nada agradáveis para os “atores”, que revivem nas Laranjeiras histórias dignas de terror. Em situação desesperadora para se livrar do rebaixamento, oFluminense busca força para realizar um milagre nas últimas rodadas do Brasileirão. Milagre esse que não se fez presente para 10 jogadores do elenco tricolor, que já sentiram o gosto amargo de ser rebaixado.

Rafael, Mariano, Paulo César, Ruy, Adeílson, Marquinho, Diogo, Roni, Leandro Amaral e Ricardo Berna têm o que Kieza definiu como mancha em seus currículos, mas ainda assim nove deles foram vistos como soluções pela diretoria tricolor e contratados para a atual temporada. A exceção é Ricardo Berna. O “desfalque”, no entanto, é substituído por Leandro Bomfim, também ex-rebaixado, mas que acabou dispensado após início de ano decepcionante.

Da lista, apenas Rafael é titular absoluto da equipe de Cuca. Terceiro reserva no início da temporada, ele superou Berna e Fernando Henrique para ser um dos destaques de uma equipe cada vez mais próxima do rebaixamento.

Se para muitos o rebaixamento por si só pode ser visto como uma coincidência nada agradável, para dois jogadores em especial a passagem pelo Fluminense remete a lembranças ainda mais negativas. Juntos, Paulo César e Roni viveram o drama da queda para a Série B no Tricolor em 1997 e tentam fazer do passado uma lição contra o momento atual.

- O que dá para trazer é a experiência do que a gente já passou. Procuro conversar com todo mundo para não abandonar o campeonato e lutar até o fim – disse Paulo César durante o período de treinos em Mangaratiba, há cerca de um mês.

Também reserva, Roni foi ainda mais longe: caiu em 1998 para a Terceira Divisão. Entretanto, aposta na qualidade do elenco atual para evitar o “tri”.

- Já passei por momentos piores que esse aqui no clube e com muito trabalho voltamos a sorrir. O elenco atual tem mais qualidade, e o clube é mais equilibrado – garantiu ao voltar a vestir a camisa tricolor.

Sina ainda maior é a de Adeílson. Com apenas 24 anos, o atacante pode cair de divisão pela quinta vez na carreira. Com a camisa do Guarani, em 2006, os rebaixamentos foram para a Segundona do Paulistão e para a Série C do Brasileirão, enquanto pelo Ipatinga, em 2008, deixou a elite também nos campeonatos em âmbito estadual e nacional.

Apesar das decepções, o atacante conseguiu identificar pontos positivos nos momentos complicados.

- Apesar da situação difícil que vivi no Ipatinga, consegui fazer dez gols no Brasileirão.

Rebaixamento dos jogadores do Flu no passado:


JogadorClube
Rafael(Vasco em 2008)
Mariano(Participou da campanha do Ipatinga em 2008)
Paulo César(Fluminense em 1997)
Ruy(América-MG em 2001)
Adeílson(Guarani em 2006 da B para C e Ipatinga em 2008)
Marquinho(Figueirense em 2008)
Diogo(Figueirense em 2008)
Roni(Fluminense 97 e em 98 da B para C)
Leandro Amaral(Vasco em 2008)
Ricardo Berna(América-MG em 2001)
Leandro Bonfim - já dispensado(Vasco em 2008)

2 comentários:

  1. Ficou muito complicado para o Flu e acho que não tem mais jeito.

    ResponderExcluir
  2. Também acho q não tem mais jeito para o Flu (felizmente)!

    ResponderExcluir