sábado, 5 de setembro de 2009

Love inicia caminho já percorrido por Ronaldo, Adriano, Fred e Fernandão


Há menos de um ano da Copa do Mundo, atacantes que não vinham sendo convocados para a seleção resolveram fazer o caminho de volta ao Brasil para ficar mais perto do técnico Dunga. Este é o caso de Vagner Love, que deixou as baixas temperaturas de Moscou, onde defendia o CSKA, para retomar seu caminho no Palmeiras, clube em que despontou. A sua estreia pelo Verdão será neste sábado, às 18h30m, contra o Barueri, no Palestra Itália.

- Nunca estive tão ansioso como nesses dias. Vestir a camisa do Palmeiras me arrepiou. E quando acontece isso dá forças ao jogador para fazer o possível para dar alegrias ao torcedor. Vou ficar muito mais arrepiado daqui para frente - disse o atacante no dia da sua apresentação.

Mas Love não foi único atacante consagrado que passou pela tensão da reestreia no futebol brasileiro. Ronaldo, Adriano, Fred e Fernandão também estão no país atuando por Corinthians,Flamengo, Fluminense e Goiás, respectivamente. O Fenômeno praticamente reiniciou a carreira no Timão e, apesar da fratura na mão esquerda, vem se destacando e foi fundamental nas conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil. O Imperador recuperou a alegria de jogar na Gávea e já conseguiu o objetivo de retornar à seleção. O atacante tricolor, porém, faz uma temporada irregular e está cada vez mais distante de carimbar seu passaporte para a África do Sul. Por fim, o esmeraldino estreou no fim de semana passado, mas o início não foi nada bom.

Em relação às estreias, as melhores foram as de Fred e Adriano com uma vantagem para o jogador do Flu. O tricolor fez dois gols na vitória por 3 a 1, de virada, sobre o Macaé, no Campeonato Carioca, no dia 15 de março. Já o Imperador fez o gol decisivo no dia 31 de maio, quando o Fla derrotou o Atlético-PR, por 2 a 1, pelo Brasileirão.
O início de Ronaldo foi um tanto apagado. O Fenômeno entrou em campo aos 21 minutos do segundo tempo no lugar de Souza em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Itumbiara, no interior de Goiás, no dia 4 de março. O Timão venceu por 2 a 0 e eliminou o jogo de volta na ocasião, mas o Fenômeno pouco fez na partida.

Fernandão, por sua vez, vai preferir esquecer o seu primeiro jogo no retorno ao Goiás no dia 30 de agosto. Ele ficou apenas 19 minutos em campo contra o Internacional e foi expulso pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que entendeu que o atacante agrediu Magrão com o braço direito numa disputa de bola. O Esmeraldino acabou derrotado por 4 a 0, no Beira-Rio.

Dos três que estão há mais tempo no país, Adriano é disparado o que mais entrou em campo. O atacante do Flamengo participou de 85,7% dos jogos do Rubro-Negro desde a sua estreia. É verdade também que ele só começou a jogar no Brasileirão, ao contrário dos outros dois que disputaram Estaduais e Copa do Brasil. Ronaldo disputou 61,4% dos jogos do Timão, enquanto Fred entrou em campo pelo Tricolor carioca em 54% das partidas, pouco mais da metade.

O mais importante para um atacante, no entanto, não é o número de jogos, e sim quantos gols ele faz por sua equipe. Neste quesito, a vitória é do Fenômeno, que tem média de 0,63 por jogo contra 0,55 de Adriano e 0,45 de Fred. Enquanto o corintiano balançou as redes 17 vezes, o rubro-negro marcou 10 gols e o tricolor apenas nove.

Com Ronaldo no time, o Timão conquistou 66,6% dos pontos disputados, totalizando 15 vitórias, 9 empates e 3 derrotas em 27 jogos. O rendimento alvinegro cai para 46,3% sem o craque, que está afastado desde o fim de julho com a fratura na mão esquerda.

Adriano vive uma situação curiosa, já que o rendimento do Flamengo cresce sem ele em campo, indo de 42,6% para 55,5%. Mas é importante ressaltar que, desde que chegou, o Imperador esteve fora apenas de três partidas: a vitória sobre o Santo André no último sábado, por 3 a 0, e os dois empates diante do Fluminense, pela Copa Sul-Americana, que causaram a eliminação do time da competição internacional. Talvez a história fosse diferente com o atacante em campo. Em 18 jogos, Adriano contabilizou 6 vitórias, 5 empates e 7 derrotas.

Fred tem o pior rendimento dos três, mas se estava ruim com ele, que não entra em campo desde o dia 23 de julho, na derrota para o Atlético-MG, por 2 a 1, a situação piorou sem a sua presença. Com o atacante, o Flu ganhou apenas 36,6% dos pontos disputados, porém, sem ele, o rendimento cai ainda mais para 31,4%. O centroavante tricolor atuou em 20 partidas, obtendo 5 vitórias, 7 empates e 8 derrotas.


Dos cinco atacantes listados quem tem chances de ir à seleção?
Deixe seu comentário na caixa abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário