sexta-feira, 14 de maio de 2010

com Deivid
(Jogador do Fenerbahçe-TUR)

Realizada no dia 10/05/2010, por Rafael Gomes, administrador e editor do Opina Blog.









Opina Blog: Deivid, quantos anos você tem e em que cidade você nasceu?

Deivid: Sou do Rio de Janeiro e esse ano estarei completando 31 anos.



Opina Blog: No mundo do futebol temos vários exemplos de jogadores que vieram de família muito humilde e chegaram ao sucesso, você está nessa lista?

Deivid: Graças a Deus nunca me faltou nada, mas vim sim de família humilde. Na verdade isso foi até bom, pois a vontade de vencer na vida aumenta ainda mais e quando alcanço meus objetivos dou mais valor.



Opina Blog: Em que momento da sua vida você realmente viu que o futebol seria o seu futuro?

Deivid: Desde menino sempre foi meu sonho ser jogador. Mas quando me transferi do Joinville para o Santos vi que o sonho estava se tornando realmente realidade e ainda bem que consegui mostrar meu potencial no Santos.



Opina Blog: Você sempre teve o apoio da sua família quanto à questão de ser jogador de futebol?

Deivid: Sim. Sempre me apoiaram e isso é fundamental para qualquer pessoa.



Opina Blog: Antes de ir para o futebol de campo você passou pelo futsal também?

Deivid: Joguei futsal bem no começo, ainda menino. Era o normal antes. Hoje em dia com os campos society isso continua sendo uma “regra”.



Opina Blog: Todos os jovens jogadores de futebol temem pela famosa peneira. Você chegou a ser reprovado em peneiras?

Deivid: Fui sim. E o importante é não desistir logo no primeiro obstáculo. Como exemplo tradicional também temos o Cafú, que precisou repetir a peneira 11 vezes antes de ser aprovado no São Paulo.



Opina Blog: Já teve algum momento da sua vida em que você pensou que não chegaria ao nível em que está, ou que pensou em desistir de ser jogador?

Deivid: Jamais. Sempre penso em ser e conquistar o que há de melhor para um jogador, por isso é importante sempre dar o seu melhor, seja num jogo simples ou uma decisão.



Opina Blog: Agora me conte sobre sua trajetória profissional, desde o primeiro clube que defendeu:

Deivid: Não tem como esquecer como tudo começou. No Nova Iguaçu foi onde o sonho de menino começou a se tornar realidade. Tive a oportunidade e agarrei. Até hoje tenho um carinho muito grande pelo clube e por alguns amigos que ainda estão lá. Inclusive procuro visitar quando estou de férias.
Já no Joinville, mesmo não estando no grande centro do futebol, foi uma boa experiência e uma boa vitrine para mim, também foi onde tive a chance de conhecer pessoas que me ajudaram a dar um alavancada na carreira. De lá fui para o Santos e o restante da história todos já sabem. Passei por (Santos, Cruzeiro, Corinthians, Sporting-POR, Bordeaux-FRA e Fenerbahçe-TUR). Sempre fui um dos artilheiros e conquistei títulos.



Opina Blog: Você sempre jogou como atacante, ou teve “o dedo” de algum técnico para que você se tornasse essa “máquina de fazer gols”?

Deivid: Não, sempre fui atacante. Como diz na gíria, tenho fome de gols (risos).



Opina Blog: Obviamente você já trabalhou com vários técnicos. Qual foi o que você mais se deu bem e que mais te “ensinou”?

Deivid: Sempre tive a oportunidade de trabalhar com grandes treinadores e com certeza cada um deles sempre me deixaram um aprendizado. Mas não posso deixar de citar treinadores como Carlos Alberto Parreira, Vanderlei Luxemburgo e Zico.



Opina Blog: Após grandes passagens pelo futebol brasileiro você foi para a Europa. Achou que partiu muito cedo ou acha que já era o momento de buscar novas experiências?

Deivid: Se pudesse voltar no tempo... Hoje em dia talvez esperaria mais um pouco. Pois lá fora é tudo completamente diferente e quanto mais bagagem e preparado o atleta estiver, mas fácil ele consegue se adaptar em outros centros do futebol.



Opina Blog: Como foi sua adaptação à Europa, tanto na parte do futebol quanto na parte pessoal?

Deivid: Na parte do futebol a maior dificuldade no início, e que na verdade depois faz a diferença, principalmente para nós brasileiros, foi na parte tática. Aqui fora eles são muito disciplinados nesse fator. Fora de campo é a saudade de ficar perto da família, mas com o tempo vamos superando e sabendo lidar com isso, porque na verdade esse “sacrifício” é visando um futuro melhor para eles.



Opina Blog: Quantos e quais são os títulos que você tem na carreira?

Deivid: Se não estiver esquecendo de algum (risos) são dez no total.
2002: Campeão do Torneio Rio-São Paulo - Corinthians
2002: Campeão da Copa do Brasil - Corinthians
2002: Vice-campeão Brasileiro - Corinthians
2003: Campeão Mineiro - Cruzeiro
2003: Campeão da Copa do Brasil - Cruzeiro
2003: Campeão Brasileiro - Cruzeiro
2004: Campeão Brasileiro - Santos
2007: Campeão Turco - Fenerbahçe
2007: Campeão da Supercopa da Turquia – Fenerbahçe
2009: Campeão da Supercopa da Turquia - Fenerbahçe



Opina Blog: Temos alguns exemplos de jogadores que não conseguem conciliar muito bem a vida pessoal com a profissional. Você soube dividir bem essas questões?

Deivid: Sempre fui um jogador caseiro, então qualquer folguinha sempre procuro estar junto da família, curtindo ao máximo. Nunca tive problema em conciliar as duas coisas. Aqui fora é melhor ainda devido ao fato do calendário não ser tão apertado.



Opina Blog: Sabemos que jogador de futebol tem a maior parte do seu tempo reservada à profissão. Você consegue passar bastante tempo junto com sua esposa e seus filhos?

Deivid: Como disse anteriormente. Qualquer tempinho que tenho procuro estar com eles aproveitando bastante.



Opina Blog: Você passou pelo Santos, depois foi para o Corinthians e depois voltou para o Santos. Atualmente a torcida pega muito no pé de quem sai de um clube e vai para o rival. Quando você fez essas trocas a torcida pegou muito no seu pé?

Deivid: Isso depende muito. No meu caso não tive problemas, porque sempre me dedico ao máximo por onde passo, e é disso que a torcida gosta. Além do mais, fui artilheiro e conquistei títulos por ambos os times. Por isso me orgulho de ter esse carinho de duas torcidas de grandes clubes como Santos e Corinthians.



Opina Blog: O torcedor é igual em todo lugar do mundo ou a torcida brasileira é a mais “fervorosa” mesmo?

Deivid: A torcida brasileira é maravilhosa, sempre faz um espetáculo bacana, principalmente em clássicos. Mas aqui na Turquia não tem comparação, não tem igual em nenhum lugar do mundo. O pessoal aqui é fanático demais.



Opina Blog: Você tem um bom relacionamento com a torcida turca? Eles te consideram um dos principais jogadores do clube?

Deivid: Não só eu, mas como todos os brasileiros da equipe sempre costumam ter bom prestígio com a torcida, por isso o relacionamento é ótimo, não tem nenhum problema. Não é à toa que estou aqui no Fenerbahçe desde 2006.



Opina Blog: Como você sabe, aqui no Brasil ocorre muita desorganização nos estádios, torcidas se confrontando violentamente nas arquibancadas e fora dos estádios também. Aí na Turquia os torcedores são mais civilizados ou você acha que a violência nos estádios acontece em todo lugar?

Deivid: Acontece em todo lugar. Claro que em alguns locais mais e em outros menos. Mas aqui também ocorre isso, ainda mais em clássicos. Como disse, são fanáticos de mais e às vezes acabam extrapolando também.



Opina Blog: Alguns jogadores dizem que o futebol brasileiro, no momento, se equipara ao futebol europeu. Você tem essa mesma opinião?

Deivid: Do ponto de vista técnico digo que o nosso é muito mais superior, sem dúvida nenhuma. Agora em relação à organização estamos devendo. Mas já melhoramos bastante e o fato de sediarmos a Copa de 2014... A tendência é evoluirmos bastante nesta questão.



Opina Blog: O fim da temporada europeia está chegando e o mercado da bola vai começar a funcionar. Você pensa em deixar o Fenerbahçe ou pretende seguir sua carreira aí?

Deivid: Ainda tem contrato com o Fenerbahçe e pretendo cumprir até o final.



Opina Blog: Alguns jogadores começam cedo seu planejamento para a aposentadoria. Você já está pensando nisso?

Deivid: Tenho muita lenha para queimar ainda (risos). Não pensei ainda nisso, deixo as coisas irem acontecendo naturalmente.



Opina Blog: Você pretende terminar a carreira por aí mesmo ou pretende voltar ao Brasil? (Eu como flamenguista ficaria muito contente em ver você vestindo o manto sagrado)!

Deivid: Claro que a ideia é encerrar a carreira no futebol brasileiro. Mas como disse, ainda acho cedo para pensar nisso.



Opina Blog: Em toda sua carreira você teve muitos companheiros de ataque. Qual você considera o melhor?

Deivid: Fui privilegiado por já ter atuado com grande jogadores. Foram vários, como o Dodô, o Basílio... Mas formar dupla com o Robinho, no time do Santos campeão de 2004 foi fantástico.



Opina Blog: Por todo clube que passa você busca fazer amizades ou você procura fazer com que a relação com seus companheiros seja restrita ao trabalho?

Deivid: Não forço nada. Mas é natural sempre ter mais afinidade com alguns jogadores do que com outros. Às vezes essa amizade vai para fora do campo. Acontece naturalmente.



Opina Blog: Gostaria que você fizesse uma análise sobre suas principais características dentro de campo:

Deivid: Um jogador que procura aliar velocidade e habilidade sempre em direção ao gol. Me considero também um bom finalizador, característica importante para um atacante.



Opina Blog: Agora vamos falar de Seleção Brasileira. Quantas vezes você já vestiu a amarelinha?

Deivid: Infelizmente nenhuma. Quando estava em um dos meus melhores momentos na carreira, aí no Brasil, não tive a oportunidade de vestir a amarelinha.



Opina Blog: Porque você acha que não foi lembrado nenhuma vez pelo Dunga para ir à Seleção?

Deivid: Cada técnico tem suas preferências e isso é normal. Acredito que tenha sido apenas por isso, pois futebol sei que tenho para representar a nossa Seleção.



Opina Blog: Você ainda tem esperanças de ir à Copa do Mundo?

Deivid: Nenhuma chance. O grupo está praticamente fechado.



Opina Blog: Quem você vê como ameaça para a Seleção Brasileira na Copa?

Deivid: Não tem mais bobo no futebol. Cada adversário merece atenção. Mas não se deve deixar de falar sempre das tradicionais Argentina, Itália, Alemanha, além da Espanha, que está muito bem também.



Opina Blog: Terá algum companheiro de clube seu que certamente irá à Copa?

Deivid: O Lugano (Uruguai) e Guiza (Espanha).



Opina Blog: Agora dê um conselho aos garotos que pretendem seguir a carreira de jogador de futebol:

Deivid: Desistir jamais, seja qual for o obstáculo ou adversidade que tiver pela frente. Fazer disso seu combustível para seguir em frente, pois depois de alcançar seu objetivo é muito gratificante.



Opina Blog: Deivid, para encerrar, muito obrigado pela sua atenção ao me ceder esta entrevista, saiba que a hora que você quiser ir para o Flamengo a torcida vai apoiar com certeza e fica a minha admiração pelo trabalho que você exerce com tanta competência e dignidade. Deixe um recado para todos que acompanham o seu trabalho e para todos que acompanham o Opina Blog:

Deivid: Agradeço pelo espaço e estou à disposição. Caso aconteça de defender o Flamengo um dia a honra seria minha, pois dispensa comentário. Obrigado a todos que acompanham minha carreira e espero continuar fazendo bonito para não decepcionar essas pessoas. Abraço a todos.



E aí, gostou da entrevista? Quem você gostaria que o Opina Blog entrevistasse no próximo mês?
Deixe seu comentário na caixa abaixo

19 comentários:

  1. Muito legal Rafael a entrevista. O Deivid joga muita bola. Poxa cara, são tantos jogadores né. Mas faria uma sugestão de um cara do meio esportivo, que não é jogador. Milton Neves. Seria demais!

    Abraços.

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uma entrevista com Robinho, aproveita enquanto ele ainda está no Brasil rsrs. Muito boa a entrevista. Parabéns cara.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera!

    Gabriel, estou quase conseguindo uma entrevista com o Milton Neves. Será demais mesmo! Abraço!

    Claudio, seria uma ótima entrevista com o Robinho mesmo...! Mais é difícil...! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista, Rafael
    Parabéns, cara

    ResponderExcluir
  5. muito boa Entevista David e um bom atacante concordo com vece seria bom ele no Flamengo eu gostaria de ver tambem o Shek Emerson de volta parabens Rafael SRN

    ResponderExcluir
  6. Valeu Emerson!

    Hehehe, seriam ótimos reforços...!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Bacana, bacana!

    Eu como corinthiano admiro muito o Deivid.

    É um jogador muito qualificado, matador!

    Gostaria que ele encerrasse a carreira dele no Parque São Jorge.

    http://mattew.zip.net

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala Rafael,bacana demais e ainda mais com um jogador que as vezes anda muito sumido pelo clube que joga ,o caso do Deivid.Abração e to com blog novo aí.
    http://futebolporai.blogspot.com/
    Passa lá, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Valeu Matheus!
    Realmente ele é um ótimo jogador...!
    Abração!

    Valeu Nickolas!
    Pode deixar que passarei no seu Blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fala Rafael, valeu pela visita e comentário ao Gremista Fanático.
    Muito bacana a entrevista cara, parabens, o Deivid sempre foi campeão por onde passou, trata-se de um matador. abraço.


    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a entrevista. Parabéns! O Deivid é um ótimo jogador e tem um caráter extraordinário.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Gremista Fanático!
    O Deivid é matador mesmo!
    Abraço!

    Valeu Vinicius!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana a entrevista!

    Sobre a proxima que tal o Emerson, jogador que pode ser o novo reforço do flamengo, no segundo semestre...

    ResponderExcluir
  14. Mto boa a entrevista.

    Saudações rubronegras!

    ResponderExcluir
  15. Valeu Sturt!
    Seria ótimo entrevistar o Sheick mesmo...!
    Abraço!

    Valeu vôo do urubu!
    Saudações rubro-negras...!

    ResponderExcluir
  16. Fala, cara!

    Pô, mandou muito bem, perguntas muito bem elaboradas, parabéns!

    O Deivid é o tipo de jogador que não tem como dar errado sua contratação. Claro que tudo depende do time construir jogadas, só que mesmo se o time for ruim, se chegar umas três bolas nele, uma ele põe pra dentro. Com razão é ídolo no Fenerbahçe.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Valeu Futebol ao Cubo!

    O Deivid é um ótimo jogador mesmo, seria uma ótima alternativa para qualquer time...!

    Abraço!

    ResponderExcluir