sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Desfalques atingem São Paulo, Flamengo e Atlético na 35ª rodada do Brasileirão


Depois do empate do Palmeiras, por 2 a 2, diante do lanterna e rebaixado Sport, os cinco times na sequência da classificação ganham um ânimo extra, já que São Paulo, Flamengo e Atlético-MG podem terminar a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro na liderança. Até o momento, o empate recolocou o Verdão na primeira colocação com o mesmo número de pontos do Tricolor, dois acima do Rubro-Negro e três do Galo. Os desfalques, no entanto, atingem os três candidatos ao título, Cruzeiro e Internacional, em busca de voltar ao G-4, também têm suas baixas.

A equipe com mais jogadores importantes fora é o São Paulo, que encara o Vitória, neste sábado, no Morumbi. Por causa de cartões vermelhos, Jean, Dagoberto e Borges estão fora da equipe dirigida por Ricardo Gomes, que já tinham três atletas no departamento médico: Rodrigo, Zé Luis e Richarlyson. Apenas este último deve ficar à disposição, mas, depois de duas rodadas afastado por um estiramento na coxa direita, o volante dificilmente terá condições de ser titular. O treinador deve escalar Adrián Gonzalez na ala direita e Hugo, improvisado no ataque, no time titular.

O Flamengo também tem problemas para a partida frente ao Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife. Juan vai cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e, como Everton só volta no ano que vem por causa de uma fratura no pé esquerdo, Andrade está pensando em improvisar o zagueiro Ronaldo Angelim na lateral esquerda ou mesmo trocar Everton Silva de lado. Além disso, Maldonado e Fierro estão com a seleção chilena na Europa. Como o amistoso contra a Alemanha, que seria no sábado, foi cancelado por conta do suicídio do goleiro adversário, o próximo compromisso dos sul-americanos no Velho Continente será apenas na quarta-feira, diante da Eslováquia. O Fla está tentando a liberação dos atletas, que se reintegrariam ao Chile na segunda, mas é uma negociação complicada.

Na Cidade do Galo, os desfalques não são titulares absolutos. Evandro, que entrou bem na derrota para o Fla no Mineirão, está suspenso, enquanto Serginho, que vinha voltando aos poucos, teve ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará oito meses parado. Marques, que também tentou retornar, jogou duas partidas e sofreu estiramento na coxa direita, voltando, desta forma, para o departamento médico. No mais, o Atlético-MG tem todos os principais atletas à disposição para o duelo diante do Coritiba, no Couto Pereira.

Correndo por fora, Cruzeiro e Inter têm menos problemas que as equipes que estão à frente. A Raposa só não conta mesmo com Kléber, que recentemente operou o púbis e dificilmente será aproveitado nesta reta final. Pelos lados do Beira-Rio, o volante Maycon, que é reserva, é o único desfalque, mas Fabiano Eller e Giuliano, que chegaram a preocupar os médicos colorados, devem jogar.


Já na parte de baixo...
Na parte de baixo da tabela de classificação, o Fluminense não tem qualquer problema para escalar o time no confronto direto contra o Atlético-PR, domingo, no Maracanã. Já o adversário não pode dizer o mesmo, já que o meia-atacante Marcinho, artilheiro da equipe no Brasileiro com dez gols, ficará fora por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Lesionados, o zagueiro Chico e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo também seguem desfalcando a equipe rubro-negra.

Já o Coritiba tem um problema, que já dura duas rodadas: o goleiro Edson Bastos. Vanderlei assumiu a camisa 1 e falhou no primeiro gol do Botafogo na derrota por 2 a 0, mas, no todo, não vem comprometendo, já que também fez defesas importantes na mesma partida. Nos treinos desta quinta, Ney Franco arranjou mais dificuldades para encarar o Atlético-MG. O lateral-direito Ângelo foi vetado pelo departamento médico, enquanto Carlinhos Paraíba, que voltaria de suspensão para reforçar o meio-campo, e o atacante Ariel viraram dúvidas. O único reforço confirmado é o zagueiro Jéci, que está recuperado de lesão no joelho direito.

Botafogo e Santo André não estão completamente desfalcados, mas tem uma ausência importante em cada um. No Alvinegro, que pega o Barueri, fora de casa, André Lima terá que operar o joelho esquerdo e não comanda mais o ataque da equipe neste ano. No Ramalhão, o volante Júnior Dutra terá que cumprir suspensão diante do Goiás, no Serra Dourada, e o lateral-esquerdo Ávine é dúvida.

De todos os ameaçados, o Náutico, que encara o Flamengo, é o que enfrenta mais problemas. O zagueiro Márcio e o volante Johnny receberam o terceiro amarelo e não podem entrar em campo. Em contrapartida, quatro atletas foram liberados, enfim, pelo departamento médico: os zagueiros Cláudio Luiz e Asprilla, o volante Derley e o atacante Anderson Lessa. O aproveitamento dos jogadores depende agora dos treinamentos e do técnico Geninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário